Eventos

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

APRESENTAÇÃO DO V SEMINÁRIO ITINERANTE FRANCO-BRASILEIRO CIDADES E RIOS NA HISTÓRIA DO BRASIL: RIO ARAGUAIA


O Seminário Itinerante Franco Brasileiro é um evento multidisciplinar, internacional e itinerante que vem sendo realizando desde 2004, contando com a participação de pesquisadores das Universidade Estadual de Goiás, Universidade Federal de Goiás e Université de La Rochelle. Essa cooperação incluiu o intercâmbio de pesquisadores, a realização de eventos, mobilidades e publicações conjuntas de livros, dossiês e coletâneas. Temos como objetivo entender o papel dos rios e das vias de comunicação naturais na estruturação de uma rede urbana regional e nacional, sobretudo a partir da metade do século XVIII procurando entender a dupla formação dessas cidades, umas nascidas do porto, outras virando as costas para o rio, bem como, a configuração das identidades dessas cidades entre a atração do rio e a atração do interior.
Propomos realizar o V Seminário Itinerante Franco-Brasileiro Rios e Cidades na História do Brasil: rio Araguaia de 16 a 21 de maio de 2016 que será ilustrado a partir do rio Araguaia visitando as cidades-beira Uruaçu, São José do Bandeirantes, Luís Alves, São Miguel do Araguaia, Porangatu, Cidade de Goiás e Corumbá Terá como temática: “Cidades, Rios e Patrimônio Cultural e Ambiental”. Essencialmente pluridisciplinar inclui diversas áreas do saber por meio de vários centros/núcleos/grupos de pesquisa de instituições de ensino e pesquisa do Brasil, da França, Portugal e Estados Unidos. A itinerância inscreve nossa abordagem numa velha tradição da geografia francesa que iniciou no Brasil os encontros no terreno mesmo dos fenômenos observados. Permite diálogos com o público participante formado por professores e alunos do ensino superior e básico nas/das cidades visitadas.

Uma das justificativas e motivações da escolha do rio Araguaia para realização deste evento se deu por tratar de um importante rio dos rincões goiano que nos levará entender o surgimento de diversas cidades goiana, as relações humanas com o ambiente/natureza no tempo e no espaço e o papel histórico dos rios e das vias de comunicação naturais na estruturação de rede urbana regional goiana. A realização deste evento ajudará a repensar e potencializar a produção do conhecimento, uma vez que experiências de pesquisas serão compartilhadas ajudando a construir a qualidade e excelência na formação acadêmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário